terça-feira, 25 de novembro de 2008

e-natal




Em termos de compras pela internet, o Natal é uma época ideal para que se possa verificar mudanças no comportamento do consumidor.


Nos últimos anos, vem crescendo significativamente as vendas pela Internet. Graças principalmente ao baixo custo dos computadores pessoais e a popularização da rede.


Essa forma de comércio conta ainda com custos e preços mais baixos em relação ao varejo tradicional.


Segundo a e-bit, o comércio eletrônico deve crescer 25% no período natalino deste ano. Vai movimentar cerca de um bilhão e trezentos milhões de reais.


É mais cômodo, é mais tranqüilo comprar pela Internet.


Evita-se muitos aborrecimentos que vão dos congestionamentos no trânsito ao corre-corre nas lojas, no shoppings.


No entanto, nem tudo são flores. Cuidados devem ser tomados nas compras on-line.


Primeiro, deve-se procurar os melhores sites para não correr riscos de prejuízos.


Código de Defesa do Consumidor

“... em toda compra pela Internet, o consumidor tem sete dias para analisar o produto, e dentro desse prazo, a qualquer momento, o produto pode ser devolvido, sem ter que apresentar um motivo. Em casos de defeito, o fornecedor tem 30 dias para o conserto, caso não seja possível, pode-se optar entre a devolução do dinheiro ou um produto novo...”


Confira dicas do Procon para uma compra segura pela Internet:


Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações e, ainda coletar referencias com amigos ou familiares.


- Verificar qual é o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas.


- Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo de entrega, garantia e etc.


- Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários.


- Não fornecer informações pessoais desnecessárias para a realização da compra- Guardar todos os dados da compra,como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido.


- Guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprovem a compra e suas condições.


- Verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço.


- Identificar dados cadastrais da empresa como CNPJ (Cadastrato Nacional de Pessoa Jurídica).


O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando: http://www.registro.br/


- Exigir nota fiscal.

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